Conhecido como o mais caro espaço publicitário do mundo, as marcas que tem dinheiro para lá chegar (fala-se em USD 4M pelo espaço publicitário) procuram exceder-se nos spots publicitários, quer a nível de criatividade quer a nível da maximização do investimento, apresentando trailers dos spots e os próprios anúncios semanas antes através das redes sociais.
Este ano, os spots esmeraram-se. Sem querer listar aqui tudo o que se pode ver, destaco, e por ordem crescente de preferência, o anúncio fofinho dos "best buds" Dog & Horse da Budweiser, o anúncio "Perfect Getaway" da KIA com Pierce Brosnan e o pungente NOMORE, 60 segundos de puro génio a chamar a atenção para a questão da violência domestica.
Mas o meu post de hoje é acerca de um anúncio específico do Superbowl deste ano: O anúncio da Newcastle Band Of Brands, onde 37 marcas coabitam num 1 minuto de puro génio, hilariante e extraordinariamente critico à sociedade ultracomercial em que vivemos.
A história deste anúncio é simples. 37 marcas de produtos juntaram-se num conceito crowdfunding, produziram um spot e compraram airtime no Superbowl.
O resultado é uma amalgama de marcas e produtos, desde o normal product placement à descarada menção à marca e logotipo em cima da acção, terminado com uma barra de anúncios tipo bloomberg.
É interessante enquanto conceito (quem diz que não inaugurou uma nova época de anúncios de conjuntos de marcas, ou de crowdfunding para espaços comerciais dispendiosos), hilariante no resultado final e deixa uma critica ao ultraconsumismo das sociedades.
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