quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O novo Google Translator

Tinha de experimentar o novo tradutor da Google!

Graças ao que faz da Google aquilo que ele é hoje - os algoritmos avançados de pesquisa - a app Google Translator conta com o poderoso motor de pesquisa da Google para, mais que simplesmente traduzir as palavras, análisar estatísticamente milhares de documentos e assim poder melhor determinar a sintaxe e enquadramento da frase a converter. E isto num piscar de olhos.

A versão anterior já permitia a introdução de texto em teclado normal, ou num interface de reconhecimento de caracteres, que rapidamente aprende a nossa escrita e a traduz em texto “dactilografado”, uma muito rápida tradução – e bastante contextual e permitia já a vocalização do texto traduzido na língua desejada – com um também poderoso motor de text-to-speech.

Mas agora conseguiram dar um gigantesco passo à frente. O novo Google translator consegue identificar e traduzir imagens e placares, captados em tempo real através da câmara do Smartphone, sobrepondo a tradução ao original, com tecnologia de realidade aumentada.

Basta apontar o smartphone para o que quer traduzir e aparece, sobreposto à imagem, a tradução na língua que se quer. E isto numa questão de um ou dois segundos. E em 36 linguas diferentes. E sem ligação à Internet.



Outras características são o permitir agora também o reverso speech-to-text, onde o utilizador pode falar na sua língua natal e a aplicação devolve, também em voz, o seu texto devidamente traduzido na língua que se deseja. E em 6 línguas diferentes.

A App consegue ainda diferenciar diferentes vozes numa conversação, e traduzir os dois intervenientes, num quase simultâneo.

Fantástico, não?

A App está disponível gratuitamente para iOS e para Android e é, sem dúvida, a melhor aplicação do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário