terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Politics, the american way

Hoje navego em águas da política internacional, nomeadamente na comunicação política, que os americanos fazem tão bem.

E é sabido que, conteúdo à parte, nunca ninguém fez tão boa e tão bem feita comunicação politica como o presidente norte-americano Barack Obama. Multimeios, multi-targets, desafiante e ultra-profissional.

A última iteração deste considerando é o stunt que Obama fez na passada noite, ao substituir o popular Steven Colbert no seu monologo inicial acerca das politicas internas.

Aparecendo em directo, e perante a gigante audiência ao vivo do Colbert’s Report, o Presidente Obama senta-se na cadeira de Colbert e faz uma peça inteira de mais de 5 minutos “na pele” do conhecido apresentador/cómico.

E fá-lo com uma audácia, humor e segurança como ninguém. Aliás, a sua primeira frase é mesmo “How hard could this be?”.



Renomeando o segmento “Words” para “Decree” (frases para decretos – para “parecer mais presidencial”) Obama, como apresentador do programa de comédia, satiriza-se a si mesmo, ao seu modo de falar e aos seus defeitos, enquanto é acompanhado por frases cómicas que sublinham e por vezes contradizem o seu discurso.

Nas entrelinhas, e como real objectivo do stunt, Obama fala sem oposição acerca do seu programa ObamaCare, para um target que normalmente não ouve discursos políticos,  aproveita para passar algumas mensagens politicas para os seus adversários – como a ameaça do veto – e aproveita para reforçar a sua imagem e a sua "universalidade", num especial momento em que a sua popularidade está em baixa.

Vale realmente a pena ver o vídeo.


"Politics, The american way."

Sem comentários:

Enviar um comentário