segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Uma Интернет só para mim!

Num discurso proferido no Conselho de Segurança Nacional Russo na semana passada, o Presidente Vladimir Putin veio demonstrar a sua vontade de criar uma Internet russa, à parte da “outra”, de modo a salvaguardar os interesses e sites russos.

Foto RIA Novosti/Dmitry Astakhov


A ideia será construir um sistema de proxy/backup para todos os acessos provenientes da Rússia, cujo tráfego se dirija a sites de domínio .ru, e .rf, que assegure que os sites se mantém online “numa situação de emergência nacional.”

Este sistema isolará a rede russa da www global - à semelhança do que acontece na China - mas apenas em caso de emergência.

Segundo Putin, a ideia não é “limitar o acesso, controlar ou nacionalizar a Internet", mas sim “garantir o funcionamento da Internet russa, e melhorar grandemente a segurança das redes de comunicação domésticas e fontes de informação, principalmente as usadas pelas entidades governamentais” principalmente porque os ataques de hackers tem visado, cada vez mais, sites russos.

Alheio a este assunto não devem estar as declarações de Edward Snowden, presente habitante de Moscovo, que atribuiu recentemente o crash do acesso Internet na Síria, em 2012, às acções de hackers dos USA.

Esta ideia, segundo as declarações de Putin, será completamente transparente para o utilizador e apenas entrará online no caso da tal eventual “emergência nacional”.

De notar que sistemas similares, de redundância e back-ups descentralizados são já comuns em diversos organismos, empresas e redes militares. Aliás, é bom lembrar que a própria Internet nasce, na década de 60 do século passado, de um projecto de manter em rede instalações militares, em caso de catástrofe - ARPANET.

Sem comentários:

Enviar um comentário