segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Londres vai ter um novo sistema de metropolitano

Baptizado de “New Tube for London”, e abandonando a tão inglesa característica das diversas carruagens, estes novos “metros” vão ter o conceito de uma só composição – chamado o walk- through design, com ligação directa entre as diversas secções, portas mais largas, wi-fi, suportes LCD (curvos) de publicidade e informação em tempo real, ar condicionado e… sem condutor.





Os sistema driverless, assim como a nova arquitectura das carruagens provocarão um aumento de 60% na utilização do metro londrino, que, de momento, transporta 8.000 a 12.000 passageiros por hora

O investimento ronda os £2.5bn e o contrato final deverá ser firmado em 2016, sendo as empresas concorrentes, para já, a Alstom, a Siemens, a Hitachi, a CAF e a Bombardier.

Os novos metros devem rolar nas linhas Piccadilly, Central e Bakerloo já em 2022 sendo o alargamento a outras linhas planeado para 2025, onde se fará substituição integral da frota que neste momento conta com 250 comboios.

Este mega-investimento permitirá, segundo os responsáveis, que os preços das viagens possam ser cada vez mais competitivos e o que o icónico metro londrino possa ser ainda mais o transporte de excelência da população de Londres, que se estima crescer para 10 Milhões em 2030.




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