quinta-feira, 30 de outubro de 2014

6 dias sem sol, o último Hoax da Internet

Começou a circular há uns dias, e rapidamente tomou conta da Internet: O planeta terra prepara-se para ter 6 dias sem sol, devido a “explosões solares”.
Esta notícia e uma pseudo-explicação científica teriam sido confirmadas pela própria NASA e estes dias de completa escuridão ocorreriam entre 16 a 22 do próximo mês de Dezembro.

Esta “notícia”, primeiramente divulgada no site http://huzlers.com/ fez (e continua a fazer) furor nas redes sociais, na blogosfera e um pouco por toda a internet.

As hasgtags #6DaysOfDarkness rapidamente subiram para o top dos termos mais referidos e pesquisadaos no Twitter (e também no facebook) e o temor instalou-se um pouco por todo o lado, mesmo estando descrito no pretenso artigo que não existiriam quaisquer riscos para o planeta ou seus habitantes do pressuposto fenómeno.




As fotos e referências que estão no artigo são pessoas, imagens e situações reais da NASA, dando credibilidade a todo este assunto.

Entretanto os media tradicionais, que cada vez mais vão à internet buscar as suas notícias, também começaram a falar sobre o assunto o que provocou que um desmentido oficial tivesse de ser produzido, para descansar as pessoas.
Especialistas de todo o mundo, de entre os quais a própria NASA, face à proliferação do assunto, vieram a público afirmar que nada sabem do assunto, não tem qualquer ligação com a notícia nem conhecem qualquer fenómeno associado a explosões solares que cause 6 dias de escuridão para o nosso planeta.

Este hoax tem tudo o necessário para se tornar viral: é um fenómeno global, está quase aí, há gente a tentar encobri-lo (para os “fanáticos” das teorias da conspiração) e, não tendo efeitos nocivos, as pessoas são encorajadas a participar e a partilhar o que pretendem fazer nesse período de escuridão.

Mais um para o rol de Hoaxs globais.

Sem comentários:

Enviar um comentário