segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O caso #BENDGATE e a oportunidade para as (outras) marcas.

Toda a gente sabe o que se passou com o novo iPhone 6, principalmente a versão Plus. É que parece que colocado no bolso de trás das calças e fazendo pressão, simplesmente o telemóvel, cuja finíssima caixa é feita de alumínio, dobra!

Dobra e já não volta ao lugar!

O vídeo abaixo em que se pode ver um iPhone 6 a ser dobrado pela simples força das mãoes, de Lewis Hilsenteger, um expert que mantem um canal de youtube dedicado a hardware, já teve mais de 44 milhões de visualizações.





A Apple já veio dizer que, dos mais 10 milhões de aparelhos já vendidos, apenas tiveram 9 casos em que aconteceu esta questão. A marca tem-se desdobrado, nos últimos dias, em declarações sobre o assunto, lançando dados técnicos sobre os seus testes de pressão e até abrindo as portas do mesmo centro de testes à imprensa para verificarem a solidez do gadget, que afirmam ser “normal” para o tipo de equipamento que é.

Mas a desgraça de uns é a oportunidade de comunicação de outros. Assim que a hashtag #bendgate se tornou viral, pelos milhares de posts literalmente a gozar com a apple, notável foi o aproveitamento do hype de comunicação por outras marcas, para “cavalgar a onda”, demonstrar a sua elasticidade, atenção aos trends da actualidade, e até humor.

Foi o caso de alguns exemplos que deixo abaixo:

A LG diz que o telefone deles também dobra, mas de propósito...




A Kit Kat diz que o produto deles não dobra. Parte mesmo


A cerveja New Belgian diz que aquilo também acontece com o produto deles, quando fica no bolso



A Samsung diz que o produto deles é curvo, não dobrado



A Nokia alemã diz que o produto deles há muito que não dobra nem torce



A Heineken "solidariza-se" dizendo que o mesmo acontece também aos seu produtos.. .as caricas...

A HTC diz que o seu produto está testado contra este tipo de uso mais intenso...



Já há uns tempos, no caso do blackout durante a final de um jogo de baseball, as marcas demonstraram estar muito atentas ao que se passa, exactamente para estarem presentes nos trends dos social media e fazerem parte dos mesmos. A isto chama-se, a audácia da comunicação dos novos tempos.




P.S - Como se não bastasse, esta foi uma das mais negras semanas de sempre para a Apple, onde também tiveram de retirar do ar o update 8.0.1 para o seu sistema operativo, após 2 horas de ter sido lançado, simplesmente porque um bug provocava que os iPhones ficassem sem rede telefónica.

Há que diga que Steve Jobs deve andar às voltas onde quer que esteja…

Sem comentários:

Enviar um comentário