segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mapa de todos os equipamentos ligados à Internet no Mundo

A imagem abaixo é um mapa de todos os equipamentos ligados à Internet no mundo. Quer sejam computadores, tablets, smartphones, carros, TVs, frigoríficos, torradeiras, tudo.

Clique para aumentar o mapa


A imagem foi gerada por John Matherly, um “internet cartographer” que no dia 2 do passado mês de Agosto fez um ping a todos os equipamentos ligados à Internet no mundo (Ping é um comando de rede que envia um pacote de informação a um determinado endereço IP e pede uma confirmação – echo – de que o tal pacote chegou). Esta operação durou 5 horas, embora a imagem acima tenha demorado mais de 12 horas a gerar.

Os mais entendidos saberão que há equipamentos (servidores e outros) que podem estar configurados para não responder a estes pedidos, por questões de segurança, e portanto o mapa não pode ser considerado uma fotografia 100% fidedigna de todos os equipamentos ligados, mas em todo o caso fornece uma análise muito interessante da dispersão e concentração do mundo online, no momento em que foi obtida.

Como qualquer fotografia, a imagem representa a realidade num determinado momento - neste caso as tais 5 horas – e assim os dados obtidos não consideram os equipamentos que possam estar na altura desligados, pelo que John Matherly já afirmou que quer fazer em breve novas experiências similares para depois juntar os resultados e ter uma imagem mais completa.

Em todo o caso, a imagem é, como diria Darth Vader, Impressive!

Sem comentários:

Enviar um comentário