quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Conheça os triciclos eléctricos da Toyota

São fun. São trendy. São rápidos e “desenrascados” para o trânsito. E são electricos

Chamam-se i-Road e são a última invenção em mobilidade urbana da Toyota.

i-Road


A partir do próximo mês de Novembro, a marca vai disponibilizar 70 destas veículos numa base de bike-sharing, aos habitantes da cidade francesa de Grenoble, uma cidade a 100km de Lyon.

A ideia da disponibilização destes veículos neste modelo é fazer a ligação entre o local onde param os transportes públicos e o local de destino, ficando pronto a ser utilizado por outra pessoa nas suas pequenas voltas pela cidade (para quem se interessa pelo tema do “veículo-sharing” está já em funcionamento um projecto piloto de car-sharing em Lisboa, e já escrevi sobre o tema aqui).

Este é mais um projecto de mobilidade sustentável que procura incentivar as pessoas a deixarem o seu veículo em casa e usar o misto transportes públicos / veículos utilitários não poluentes, para as delocações no centro das cidades.

Os i-Road tem a versão apenas-condutor ou para dois, podem ser conduzidos por pessoas com mais de 18 anos, desde que tenham carta de condução, e as tarifas devem rondar os €5 por meia-hora.
As baterias duram para cerca de 3 horas, e disponíveis para o carregamento eléctrico dos mesmos estão já a ser implementadas 27 estações de carregamento rápido.

Para quando experiências destas, a sério, por cá?

Sem comentários:

Enviar um comentário