sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Star Trek Axanar- um filme de crowdfunding

Quem me conhece já sentia a falta de um post acerca de um star-qualquer-coisa. E aqui está ele: Um post acerca de Star Trek

Mas isto não é um post (só) acerca de um filme.
É um post acerca de como fãs da série original se juntaram, elaboraram um projecto de um filme independente, candidataram-no à plataforma de crowdfunding KickStarter e estão já a produzir aquele que será o primeiro filme-independente-de-qualidade-de-estúdio da série Star Trek.



O franchise Star Trek, apesar de ser detido pela PARAMOUNT/CBS sempre foi muito aberto à comunidade de fãs – aliás exactamente como o seu criador Gene Roddenbery sempre quis.
Isto quer dizer que os direitos da série estão abertos à produção de filmes independentes, principalmente produzidos por fãs, desde que não sejam filmes de bilheteira.
Ou seja, “façam o que quiserem mas não podem vender bilhetes”. E isto provocou que ao longo dos anos, esses fãs se tenham dedicado a produções vídeo mais ou menos elaboradas das quais se destaca a Star Trek: Phase 2.

Assim, o que se passou foi que um fã e actor nessa mesma série - Alec Peters – resolveu provar que não são necessários os milhões de dólares do costume para produzir um filme de qualidade.
Sendo também o vencedor do prémio “2004 Ernst & Young Entreprenuer of the Year”, Alex colocou a veia empresarial em funcionamento e, em conjunto com o seu amigo Christian Gossett – visualartist que já trabalhou com James Cameron e Ridley Scott - lançaram-se na grande aventura de fazer um filme Star Trek “a sério”.

E se bem o pensaram melhor o fizeram.
Lançaram primeiro um projecto no Kickstarter chamado “Prelude to Axanar”, um vídeo de 20 minutos com o prelúdio, o enquadramento da história principal, e tiveram o grato prazer de ver como os fãs aderiram, alcançando facilmente os 80mil dólares(!) necessários para a sua produção.


Prelude to Anaxar – 20 min de alta qualidade

O filme principal – Axanar - também baseado pelo Kickstarter, angariou 638,471 dólares, de quase 8600 pessoas (uma das quais o próprio George Takei – Mr. Sulu na série original) ultrapassando o valor necessário para a sua produção.

Vai ser um filme completo de 90 minutos, com actores de Hollywood como Richard Hatch (Battelestar Galactica), Tony Todd (TNG), Kate Vernon (Battelestar Galactica), Gary Graham (StarTrek) e JG Hertzler (StarTrek).

Estreia em 2015, num computador perto de si!

A não perder. Para fãs e para entrepreneurs.

Sem comentários:

Enviar um comentário