quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Hoax da câmara escondida na Box de TV

Por essa internet fora há diversas teorias da conspiração, esquemas, puras brincadeiras, mentiras e meias-verdades, exactamente como existe no mundo não-digital. A diferença do que se passa no online é a capacidade de viralizar esses mesmo conteúdos e a capacidade de atingir não um pequeno grupo de pessoas mas sim milhares ou milhões.

E no online, os Hoaxs mais disseminados e que enganam mais gente, são os que se referem a questões de segurança e privacidade, pois é um assunto que preocupa a todos.

O Hoax que vos trago hoje é acerca de um desses.
Ora corria o ano de 2006 quando alguém pôs a circular que as boxs de TV (tipo as da MEO ou da NÓS)  teriam lá dentro uma câmara de vídeo e um microfone, que serviriam para as grandes corporações (o big brother do sec XXI) perceberem em tempo real o que o comum cidadão estaria a ver na Televisão e, ao mesmo tempo, o que estaria a fazer.
Paralelamente isto faria parte de um plano mundial de observação e controle dos cidadãos e das suas actividades - à-la vilão de James Bond.

Este Hoax surge aquando da passagem do sinal analógico para o sinal digital nos USA, e os que defendiam esta teoria da conspiração afirmavam que essa é a verdadeira razão pela qual se mudou de tecnologia. Para poder colocar câmaras em casa de todas as pessoas!

O vídeo abaixo é a consubstanciação – e a suposta “prova”.


Este vídeo provocou que centenas de pessoas andassem a abrir as suas set-top-boxs para verificar as peças (e depois mandá-las arranjar por andar a escarafunchar lá dentro).

Para terminar, fica a nota que a Google, Apple e a Comcast já mencionaram, recentemente, a possibilidade de realmente instalar câmaras e microfones nas suas settop boxes, de modo a melhorar a experiência de TV e conteúdos associados em tempo real...

Sem comentários:

Enviar um comentário