segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O Banho público – Ice Bucket Challenge

Subitamente toda a gente, famosos e anónimos, parece ter achado uma imensa piada em mandar baldes de água pela sua própria cabeça abaixo e postar a experiência nas redes sociais. Mais uma das excentricidades da Internet, mas esta tem uma história e uma causa social por detrás.

O assunto nasceu há pouco tempo, sensivelmente alguns meses, e o desafio é simples: Encharcar-se com um balde de água fria, postar o vídeo e desafiar amigos para, em 24 horas, fazerem o mesmo. Antes do banho tem de se referir que se cumpre o desafio para chamar a atenção para a ALS -Amyotrophic lateral sclerosis ou doença de Lou Gehrig. Quem for desafiado e não cumprir tem de fazer uma doação de USD $100 para uma causa social, sendo que a ideia é, obviamente, fazer ambas as coisas.


O Mayor de Boston a cumprir o desafio


Com este desafio, chamou-se a atenção global esta doença degenerativa que afecta milhares por todo o mundo, e recolheu-se, desde Julho deste ano, já mais de 7.6 milhões de dólares em doações, em contraponto com os “míseros” USD $22.000 recolhidos de Janeiro a Julho.

Do ponto de vista do Marketing,  este stunt tem tudo para funcionar e dar certo, tem todas as componentes correctas das peças "virais". A saber:

  • É universal – qualquer pessoa pode participar
  • É simples – muito simples de executar, de gravar e postar
  • Tem um curto intervalo de tempo para ser cumprido – o que não deixa o desafiado esquecer-se
  • Timming correcto - É um stunt perfeito para o Verão :)
  • É divertido – o que é mais divertido que ver alguém a encharcar-se com um balde de água?
  • É contagiante – Aliás uma das regras é desafiar mais 2 amigos ou conhecidos para o fazerem também

e, ainda por cima é por uma boa causa. Daí estar a funcionar e a crescer de forma exponencial.

E os famosos e personalidades de todo o mundo têm alinhado na brincadeira – que afinal é bem séria.
Ficam alguns nomes (à presente hora e data): Cristiano RonaldoMartha Stewart, Justin Bieber, Jimmy Fallon Justin Timberlake;  Mickey Rourke, Mark Zuckerberg , Bill Gates, Tim Cook da Apple, Oprah WinfreySteven Spielberg; Dr. Dre, Bono VoxSatya Nadella da Microsoft, Jeff Besos da Amazon, LarryPage da Google, Richard Branson da Virgin, Robert Downey Jr, William Shatner, a nossa Daniela Ruah, o jogador de hockey Paul Bissonnette (que usa um helicóptero e água glaciar), Ethel Kennedy (viúva do Sen. Robert Kennedy) que desafiou Barack Obama, outros políticos, equipas de futebol e baseball, a força policial de Boston, etc, etc, para além dos milhares de anónimos.

   


O sucesso da viralidade é tão grande que, de alguma forma já se tornou um daqueles casos em que a publicidade é tão boa que faz esquecer a marca. Há já há centenas de vídeos de pessoas a cumprirem o desafio, sem grande noção da causa que lhe está subjacente. Mas o que interessa é mesmo participar.


O banho de Bill Gates - e o desafio a Ryan Seacrest


Esta corrente já fez o engage de mais de 15 milhões de pessoas e existem cerca de 1,2 milhões de vídeos de participantes.
Vale a pena acompanhar (e participar?) no Facebook AQUI ou simplesmente pesquisar pela hashtag #icebucketchallenge numa qualquer rede social.


Sem comentários:

Enviar um comentário