quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Enviar emails anónimos. hmmmm...

A batalha pela privacidade e pela "anonimosidade" (existe isto?) na net tem mais um bravo soldado, que na realidade é quase um capitão.

Nasceu o Leak, um serviço web-based que permite enviar emails anónimos para qualquer endereço.


Leak - emails anónimos


Quer declarar-se àquela pessoa especial mas tem vergonha? O Leak está cá para isso.
E que tal pregar uma partida ao melhor amigo? Vamos ao Leak. E dizer umas coisas àquele colega que tem sempre a música muito alta no escritório? Just LeakIt

Estes são apenas alguns exemplos do que se pode fazer com o Leak. Basta colocar o email do destinatário, escolher o tipo de relação que tem com a pessoa (amigo, co-worker, familiar, etc) - algo que dê uma pista a quem está do outro lado - escrever o texto que quiser e, num clique, aí vai a mensagem completamente anónima.

Mas a grande questão deste tipo de serviços, cada vez mais na moda, é o que se pode fazer com eles. Mais uma vez o problema não está na ferramenta mas no uso que se faz dela.

É verdade que nas "condições de utilização" deste tipo de apps e sites, há sempre a norma do no-bulliyng, respeito e modo de usar correcta e cordialmente os serviços.
Mas a realidade demonstra-nos que a maior parte das mensagens trocadas por estes meios são exactamente o contrário.

Aliás nos USA, onde este tipo de serviços e apps são mais utilizadas (inclusivamente o entrepreneur Mark Cuban é um dos investidores do CyberDust - uma app iOS/Android que permite enviar mensagens e ficheiros de forma completamente anónima de smartphone para smartphone é um dos exemplos) há uma grande discussão pública sobre estas questões e sobre a legalidade deste tipo de aplicações e sites.

Enfim, fica a nota e a dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário