sexta-feira, 4 de julho de 2014

Uber lança-se em Lisboa

A Uber lançou hoje a sua app em Lisboa. Ou melhor dizendo: A Uber chegou a Portugal!

Na pessoa do seu responsável máximo para a Europa, Alex Droulers, a Uber lançou a sua operação há pouco, no Altis hotel em Lisboa.

Lisboa é a 140ª cidade em que Uber vai estar presente.


Para quem não conhece, a Uber nasceu em 2009 e é um serviço revolucionário de mobilidade que, no fundo, "apenas" liga comunidades: A comunidade de motoristas privados - com licença profissional - e a comunidade de clientes que necessitam de transporte, através de uma plataforma tecnológica avançada.

A plataforma tem 2 versões da App, uma para o cliente e outra para os motoristas e um mecanismo de inteligência artificial avançado. Cada vez que um cliente chama um veículo, a app determina qual veículo está mais perto e redirecciona o pedido para este. A ideia, e o objectivo, é que esteja um veículo ao pé do cliente em 5 minutos.

Num serviço inovador, completamente tecnológico, pois tudo funciona à volta da app (disponível gratuitamente na AppStore e na Google play), a Uber veio revolucionar na Europa o mercado estagnado do transporte, com simplicidade, transparência e rapidez.

E como funciona?
Do lado dos motoristas profissionais com viatura, interessados em fazer parte desta rede, só têm de se inscrever no site. A equipa da Uber vai verificar o carro, a carta (profissional), os documentos, seguros e etc. Só depois a equipa permite a sua entrada na plataforma. Quanto ao pagamento, a Uber fica com uma percentagem do serviço (20%) e o resto é para o motorista. Tips included.

Do lado do cliente, é só ter a app, definir o pagamento por cartão de crédito e clicar quando precisa de transporte.
Assim que faz a marcação, o cliente fica a conhecer o preço da viagem, o veículo, a cara do motorista, o seu perfil, e um mapa em tempo real do veículo a chegar. No final da viagem pode fazer o rating do motorista e de toda a viagem, o que vai aconselhar o resto da comunidade.
Nesta plataforma, onde o cliente sabe exactamente quanto vai pagar assim que coloca o seu destino na app (o ponto de partida é geolocalizado automaticamente), o carro chega até si nos tais 5 min.

E a experiência será high-end, pois em Portugal estará, para já, apenas disponível o Uber Black - o serviço de topo, com carros com menos de 3 anos, e-class (Audi, Mercedes, BMW, Jauguar etc) que inclui também garrafa de água, porta aberta pelo motorista e o serviço correspondente.

Tendo a noção da controvérsia (mais ou menos violenta) que a Uber tem tido pela Europa fora, com as empresas de Taxis e profissionais do ramo, nesta apresentação, a ideia sempre repetida foi "we're not here to compete with regular taxis".
O objectivo: deixe o carro em casa. E use o Uber... e os táxis normais também (segundo o Alex, em S. Francisco os táxis estão a ter mais clientes por causa do hábito cada vez mais presente de deixar o carro em casa).




A Uber chega assim a Portugal. O progresso chegou. Vamos a ver a resposta das "forças instaladas".

Sem comentários:

Enviar um comentário