segunda-feira, 21 de julho de 2014

JiBo, o Robot

Ainda não chegámos aos tempos do “I Robot” onde os robots estão perfeitamente inseridos na nossa sociedade, passeiam o cão e fazem as tarefas domésticas mais aborrecidas. Mas para lá caminhamos a passos largos.

Os robots estão cada vez mais presentes no dia-a-dia, quer nas áreas mais específicas como a medicina, aeronáutica e indústria, mas também no lazer e a ajudar às tarefas diárias. Agora é a vez do simpático JiBo.



O JiBo é um “family robot social-oriented”, desenvolvido por Cynthia Breazeal e a sua equipa. Colocado na plataforma de crowdfunding IndieGoGo no passado dia 17, o projecto requeria 100.000 USD para avançar, mas já conseguiu quase um milhão de dólares de diversos contribuidores.

Este pequeno robot tem imensas funções, tais como ver a 360º e tirar fotografias e vídeo, videoconferênciar (existirá este verbo??), falar e ouvir de modo a aprender linguagem natural, aprender com a vivência dos seus “donos” de modo a dar respostas cada vez mais complexas e adequadas à realidade - graças ao seu avançado módulo de inteligência artificial - ser um personal assistant que está sempre atento, e mimicar expressões e imagens que demonstrem o seu entendimento e imersão no ambiente que o envolve.




O JiBo está em pré- venda por 499 dólares lá para casa e 599 dólares para desenvolvimento. Sim porque a intenção é que se desenvolvam cada vez mais apps, jogos, funções e serviços para o JiBo.

O NewYork times chama-lhe "A Robot with a Little Humanity". E isso diz tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário