segunda-feira, 2 de junho de 2014

Review Skeptic - O site que verifica comentários

É sabido que as compras (online e não só) são cada vez mais influênciadas pelos comentários de quem já comprou.
Antes de tomar a decisão de compra, o consumidor vai à internet e pesquisa furiosamente a opinião de quem já utilizou o serviço/produto antes.
No que respeita à hotelaria e restauração já é hábito fazer uma paragem obrigatória no tripadvisor ou no booking.com e ler atentamente a classificação e os comentários que utilizadores anteriores fazem do local, do serviço, do atendimento, da qualidade, etc.

Logo é simples perceber a crescente importância de um bom review para o negócio.

Tendo noção disto, não tardou muito até que aparecessem empresas e particulares a vender serviços de comentários positivos a locais e produtos, sem nunca lá terem estado.
Este tipo de serviço, que pode ser comprado pelos hotéis, restaurantes, marcas e afins, baseia-se simplesmente na criação de diversos utilizadores-fantasma que comentam, sempre positiva e elogiosamente, o local, a comida, o alojamento, etc, de modo a que o utilizador inocente faça a sua escolha baseado na suposta experiência positiva de outros.
Isto tem o nome de "deceptive opinion spam"

Ora os senhores da universidade de Cornell, nos USA, muito chateados com este tipo de situações, fizeram um estudo avançado sobre esta questão que resultou num algoritmo que cruza informação dos perfis dos comentadores, com as expressões e frases dos comentários e, baseado em mecanismos avançados de análise neurolinguística, conseguem detectar estes comentários falsos com uma precisão de 90% !

Clique para visitar

Chama-se Review Skeptic e está online no link acima.

Basta copiar um comentário qualquer de um site e colar na caixa de texto e clicar em TEST.
Segundos depois o site retorna se o comentário é verdadeiro ou falso.

Fantástico, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário